É grande o esforço das empresas emissoras de cartões de crédito para conquistar um novo cliente. Um dos desafios é minimizar o custo de aquisição, pois esse valor se reflete altamente no payback de um portfólio. Muitas vezes a venda se concretiza, o cartão é emitido, entretanto o cliente nunca o desbloqueia, não gerando receitas. Alguns clientes precisam ser acionados, enquanto outros farão o desbloqueio sem necessitar de estímulos.
Para agir de forma preventiva, foi implantado um modelo que atribui a cada cartão vendido as chances de desbloqueio voluntário. A implementação recorrente desse modelo preditivo mitigou despesas e aumentou receitas. Permitiu agir de forma efetiva sobre cada cartão vendido com maiores chances de “não desbloquear” – além disso identificou uma grande parte que desbloqueia o cartão espontaneamente dentro de um prazo esperado, sem necessidade de estímulos.
Como resultado adicional foram criadas bases com indicadores de gestão do processo. A empresa passou a monitorar com mais proximidade os canais de vendas, monitorando vendas mal concluídas, o que garantiu melhor gestão dos diferentes canais de vendas como um todo.