O mercado de automóveis leves e de passeio registra competição acirrada entre diferentes instituições financeiras. O acompanhamento do market share e o avanço da concorrência são elementos fundamentais para definir as estratégias de expansão e manutenção de mercados. Estabelecemos, então, um projeto para calcular e acompanhar o market share geográfico por CEP (código de endereçamento postal), com agregações por unidades da federação, microrregião, município e bairro, considerando dados de consumidores e lojistas. A segmentação geográfica permitiu que a empresa pudesse ter visão aprofundada de sua posição no mercado, estabelecendo indicadores-chave sobre seu posicionamento frente à concorrência. Fatos relevantes para a estratégia conferiram maior alinhamento e racionalidade às equipes na condução das decisões.
Como ação prática, foram escolhidas novas localidades com alto potencial de crescimento e potencial financeiro para a expansão O processo de mensuração e acompanhamento do market share foi implementado para uso recorrente, visando não só o planejamento anual , mas obter resposta às ações executadas através do acompanhamento dos resultados alcançados a cada trimestre.